A SALVAÇÃO É PARA TODOS

Pr. Antonio Conde

 

"Porque não me envergonho do Evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: Primeiro do judeu e também do grego". Romanos 1:16


O ardoroso apóstolo Paulo, pessoa de invejável cultura, viveu e conviveu com dois povos exponenciais, que representam até hoje a civilização , a religiosidade, e muito mais do que isso, a legitimidade da revelação de Deus, é o caso dos judeus. Como dois grandes rios que se originaram de nascentes diferentes esses dois povos judeus e gregos, traziam em sua cultura elementos capazes de transformar o mundo , tocando em suas raízes e influenciando os costumes e as artes, a filosofia, a arquitetura e a consciência religiosa.

Paulo, outrora conhecido como Saulo de Tarso, conhecia não somente a cultura grega, mas também a romana, entretanto como paladino que era esmerou-se no judaísmo, pela sua origem , conforme relata Fil 3:5 “ Circuncidado- ao oitavo dia, da linhagem de Israel , da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus, segundo a lei, fui fariseu”. Que Currículo!

Hoje em dia, muitos ainda querem se manter numa tradição oca em darem condições ao Espírito Santo e tomarem corajosamente a atitude de Paulo que deixou, tudo por amor a Cristo. Como mais adiante na mesma Carta ele diz:

“E na verdade tenho por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento

de Jesus Cristo, meu Senhor pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como esterco, para que possa ganhar a “CRISTO”.

O Evangelho para muitos, é uma coisa importante, mas que não precisa e nem deve ser mostrada, E alguma coisa que causa constrangimento na sociedade, no grupo de amigos, na hora de lazer é o Evangelho, Convencional, aquele das roupas de domingo , quando por uns poucos momentos assumimos atitudes “religiosas” estaremos no comportando mais ou menos como os gregos do tempo de Paulo, envernizados por conceitos filosóficos maravilhosos, deslumbrantes até, mas terminado o êxtase, caída a máscara, no fundo da alma a insatisfação do imenso vazio!

Por outro lado, a pretensão de uma linha genealógica inquestionável, de uma pureza de sangue, de religião e de tradições cumpridas sob o rigor da lei. É o caso dos judeus. Entretanto, tudo isso, não traz ao coração de ninguém a paz e a salvação, como está provado nas vidas, do que assim procedem. Vejamos o exemplo o caso do moço rico que foi até Jesus, dizendo: Bom mestre, que hei de fazer para herdar a vida eterna? Lucas 18:18. É de todo interessante que se leia todo o texto até o verso 30. Aquele moço tinha religião e muitas qualidades. Seria possivelmente como os moços inteligentes e bem intencionados de hoje. Moços que professam uma religião desde a meninice mas não estão salvos. A religião não salva. Por isso Paulo enfaticamente diz: “Não me envergonho do Evangelho de Cristo, poisé o poder de DEUS para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu, e também do grego.” Que poder é este?

Sempre o ser humano desejou e deseja o poder. Poder físico, poder militar, poder político , poder econômico. Será que um desse mencionados poderes é capaz de salvar a alma?

O Evangelho de Cristo, é o único poder capaz para dar ao homem a certeza da vida eterna . Em João 5:24 lemos: Na verdade , na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação mas passou da morte para a vida”.

O poder do Evangelho está portanto em VIVIFICAR, o pecador no estado de uma alma condenada. Porque o pecado gera a morte. A alma que pecar essa morrerá Ez 18:20.

O Evangelho é o único poder para livrar o homem da morte eterna. O sangue de Cristo, foi derramado em nosso favor e quando alguém crê no seu sacrifício, esse alguém recebe a salvação. O Evangelista Marcos menciona no cap 14:24 “E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do NOVO TESTAMENTO que por muitos é derramado”.Observemos que o sangue de CRISTO não é para todos, mas para muitos . A salvação é nos dada pela fé nesse sangue glorioso, inocente, remidor. Este é o Evangelho. Você tem vergonha dele?

Quem crê não fica parado, mas avança, cresce, se desenvolve, compartilha. Se você descobrisse ouro no fundo do seu quintal, que você faria ?

Aqui ha ouro, mas esta bem embaixo da churrasqueira.Não posso estragar a churrasqueira. Eu sei que aqui há ouro, mais está bem embaixo dessa linda roseira, não vou arrancar a roseira.

É assim que você faria? O Evangelho é o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê. O que você fará?